top of page
Search
  • cockprodkindgistde

Baixar xadrez linux



Baixe o Software de Xadrez para Linux




O xadrez é um jogo de tabuleiro recreativo e competitivo jogado entre dois jogadores. É um jogo muito popular, jogado por milhões em todo o mundo, em clubes, online, por correspondência e em torneios. O xadrez tem a virtude de ser adequado para pessoas de todas as idades. Tem muitos atributos positivos, como ajudar os indivíduos a desenvolver sua memória, melhorar e aprimorar sua concentração, bem como o pensamento lógico. Também promove e melhora a imaginação e a criatividade.




download chess linux



O Linux é um sistema operacional poderoso e versátil que pode ser executado em vários dispositivos, como computadores, smartphones, servidores e sistemas embarcados. O Linux é um software livre e de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode usá-lo, modificá-lo e distribuí-lo. O Linux também oferece muitas opções e opções de personalização para usuários que desejam adaptar seu sistema às suas necessidades e preferências.


Se você é um entusiasta do xadrez que usa Linux, pode estar se perguntando como baixar um software de xadrez para Linux. Existem muitas opções disponíveis para software de xadrez no Linux, mas elas podem ser amplamente classificadas em três categorias: mecanismos de xadrez, interfaces de xadrez e bancos de dados de xadrez e gerenciadores de torneios. Vamos dar uma olhada em cada uma dessas categorias com mais detalhes.


Motores de Xadrez




Um mecanismo de xadrez é um programa de computador que pode jogar xadrez calculando os melhores movimentos em uma determinada posição. Um mecanismo de xadrez não possui uma interface gráfica do usuário (GUI), mas se comunica com outros programas usando um protocolo como UCI (Universal Chess Interface) ou XBoard/WinBoard.


Existem muitos mecanismos de xadrez disponíveis para Linux, alguns dos quais são softwares gratuitos e de código aberto, enquanto outros são softwares proprietários ou comerciais. Alguns dos mecanismos de xadrez mais populares e fortes para Linux são:



  • Stockfish: Um mecanismo de xadrez gratuito e de código aberto que é um dos mais fortes do mundo, com uma classificação Elo de mais de 3500.Ele suporta os protocolos UCI e XBoard e pode ser executado em várias plataformas, incluindo Linux.



  • Gull: Um mecanismo de xadrez gratuito e de código aberto que também é muito forte, com uma classificação Elo de mais de 3200. Ele suporta o protocolo UCI e pode ser executado no Linux e em outras plataformas.



  • Crafty: Um mecanismo de xadrez gratuito e de código aberto que é descendente de Cray Blitz, o campeão mundial de xadrez por computador de 1983 a 1989. Tem uma classificação Elo de mais de 2600 e suporta o protocolo XBoard. Ele pode rodar em Linux e outras plataformas.



Os motores de xadrez podem jogar xadrez sozinhos, mas são mais divertidos e úteis quando combinados com um frontend de xadrez.


Interfaces de Xadrez




Um frontend de xadrez é uma interface gráfica do usuário (GUI) que permite jogar xadrez contra um mecanismo de xadrez ou assistir a dois mecanismos de xadrez jogarem um contra o outro. Um frontend de xadrez também pode fornecer outros recursos, como configuração do tabuleiro, histórico de jogadas, análise do jogo, abertura de livros, quebra-cabeças, jogo online e muito mais.


Existem muitos frontends de xadrez disponíveis para Linux, alguns dos quais são softwares gratuitos e de código aberto, enquanto outros são softwares proprietários ou comerciais. Alguns dos frontends de xadrez mais populares e fáceis de usar para Linux são:



  • PyChess: Um front-end de xadrez gratuito e de código aberto que segue as Diretrizes de Interface Humana do GNOME. Ele suporta os protocolos UCI e XBoard e pode executar Stockfish, Gull, Crafty e outros mecanismos. Ele também possui um cliente FICS (Free Internet Chess Server) integrado, um banco de dados de jogos, um livro de abertura, um modo de dica, um modo de quebra-cabeça e muito mais.



  • chs: Um front-end de xadrez gratuito e de código aberto que é executado no terminal. Ele suporta o protocolo UCI e pode executar o Stockfish e outros mecanismos. Ele também possui um cliente FICS integrado, um modo de configuração de placa, um modo de histórico de movimentos, um modo de análise e muito mais.



  • XBoard: Um frontend de xadrez gratuito e de código aberto que suporta o protocolo XBoard. Ele pode operar o Crafty e outros motores.Ele também possui um cliente FICS integrado, um banco de dados de jogos, um livro de abertura, um modo de configuração de tabuleiro, um modo de histórico de movimentos, um modo de análise e muito mais.



Os frontends de xadrez podem ajudá-lo a jogar xadrez contra o computador ou online, mas não são muito bons para organizar ou gerenciar seus jogos de xadrez. Para isso, você precisa de um banco de dados de xadrez e um gerenciador de torneios.


Bancos de dados de xadrez e gerentes de torneio




Um banco de dados de xadrez é um software que permite armazenar, pesquisar, visualizar, editar, analisar e anotar seus próprios jogos de xadrez ou jogos de outros jogadores. Um banco de dados de xadrez também pode fornecer estatísticas, classificações, gráficos, relatórios e outras informações sobre seus jogos ou jogadores.


Um gerenciador de torneios é um software que permite criar, executar e gerenciar torneios de xadrez. Um gerente de torneio também pode fornecer pares, classificações, resultados, classificações, relatórios e outras informações sobre seus torneios ou jogadores.


Existem muitos bancos de dados de xadrez e gerenciadores de torneios disponíveis para Linux, alguns dos quais são softwares gratuitos e de código aberto, enquanto outros são softwares proprietários ou comerciais. Alguns dos bancos de dados de xadrez e gerenciadores de torneios mais populares e ricos em recursos para Linux são:



SCID vs PC: Um banco de dados de xadrez gratuito e de código aberto e gerenciador de torneios que é uma bifurcação do SCID (Shane's Chess Information Database). Ele suporta os protocolos UCI e XBoard e pode executar Stockfish, Gull, Crafty e outros mecanismos. Ele também possui um cliente FICS embutido, um livro de abertura, um mecanismo de xadrez e um frontend de xadrez, ou até mesmo com apenas um navegador da web. Na próxima seção, mostrarei como instalar o software de xadrez no Linux e, em seguida, como jogar xadrez no Linux usando diferentes softwares e modos.


Instalar software de xadrez para Linux




Instalar software de xadrez no Linux não é muito difícil, mas pode exigir alguma familiaridade com a linha de comando ou a interface gráfica da sua distribuição Linux.Existem duas maneiras principais de instalar o software de xadrez no Linux: usando o gerenciador de pacotes ou baixando o arquivo binário. O gerenciador de pacotes é um software que permite instalar, atualizar e remover pacotes de software de um repositório. O arquivo binário é um arquivo que contém o código executável do software. Dependendo do software e da sua distribuição Linux, pode ser necessário escolher um ou outro método. Aqui estão alguns exemplos de como instalar software de xadrez no Linux usando ambos os métodos.


Instale o Stockfish Chess Engine




O Stockfish é um dos motores de xadrez mais fortes do mundo e é um software gratuito e de código aberto. Ele suporta os protocolos UCI e XBoard e pode ser executado em várias plataformas, incluindo Linux. Para instalar o Stockfish no Linux, você pode usar o gerenciador de pacotes ou baixar o arquivo binário.


Para instalar o Stockfish usando o gerenciador de pacotes, você precisa abrir um terminal e digitar o seguinte comando:


sudo apt-get install stockfish


Este comando instalará o Stockfish do repositório oficial da sua distribuição Linux. Pode ser necessário digitar sua senha e confirmar a instalação. Se você usar um gerenciador de pacotes diferente do apt-get, pode ser necessário ajustar o comando de acordo.


Para instalar o Stockfish baixando o arquivo binário, você precisa acessar o site oficial do Stockfish e baixar a versão mais recente para Linux. Você obterá um arquivo compactado que contém o arquivo executável do Stockfish. Você precisa extrair o arquivo e movê-lo para uma pasta de sua escolha. Você também pode precisar tornar o arquivo executável digitando o seguinte comando em um terminal:


chmod +x stockfish_14_linux_x64_bmi2


Este comando tornará o arquivo stockfish_14_linux_x64_bmi2 executável. Pode ser necessário alterar o nome do arquivo, dependendo da versão que você baixou.


Instalar chs Chess Frontend




chs é um frontend de xadrez baseado em terminal que usa o Stockfish como mecanismo padrão. Ele suporta o protocolo UCI e também pode executar outros mecanismos.Ele também possui um cliente FICS integrado, um modo de configuração de placa, um modo de histórico de movimentos, um modo de análise e muito mais. chs é um software livre e de código aberto, e é escrito em Python. Para instalar o chs no Linux, você pode usar o pip ou baixar o código-fonte.


pip é um gerenciador de pacotes para Python que permite instalar pacotes Python a partir do PyPI (Python Package Index). Para instalar o chs usando pip, você precisa abrir um terminal e digitar o seguinte comando:


instalação pip chs


Este comando instalará o chs do PyPI. Você pode precisar usar a opção sudo ou --user dependendo de suas permissões.


Para instalar o chs baixando o código-fonte, você precisa acessar o repositório GitHub oficial do chs e baixar ou clonar o código. Você obterá uma pasta que contém o código-fonte de chs. Você precisa entrar na pasta e executar o seguinte comando em um terminal: python setup.py instalação


Este comando instalará o chs do código-fonte. Você pode precisar usar a opção sudo ou --user dependendo de suas permissões. Instale SCID vs PC Ches Database e Tournament Manager




SCID vs PC é um fork do SCID (Shane's Chess Information Database) que oferece mais recursos e atualizações. Ele suporta os protocolos UCI e XBoard e pode executar Stockfish, Gull, Crafty e outros mecanismos. Ele também possui um cliente FICS integrado, um livro de abertura, um banco de dados de jogos, um gerenciador de torneios, um modo de quebra-cabeça, um modo de árvore e muito mais. O SCID vs PC é um software gratuito e de código aberto e pode ser executado no Linux e em outras plataformas. Para instalar SCID vs PC no Linux, você pode usar o gerenciador de pacotes ou baixar o arquivo binário. Para instalar SCID vs PC usando o gerenciador de pacotes, você precisa abrir um terminal e digitar o seguinte comando: sudo apt-get install scid


Este comando instalará o SCID vs PC do repositório oficial da sua distribuição Linux. Pode ser necessário digitar sua senha e confirmar a instalação.Se você usar um gerenciador de pacotes diferente do apt-get, pode ser necessário ajustar o comando de acordo. Para instalar o SCID vs PC baixando o arquivo binário, você precisa ir ao site oficial do SCID vs PC e baixar a versão mais recente para Linux. Você obterá um arquivo compactado que contém o arquivo executável do SCID vs PC. Você precisa extrair o arquivo e movê-lo para uma pasta de sua escolha. Você também pode precisar tornar o arquivo executável digitando o seguinte comando em um terminal: chmod +x scid_vs_pc-4.22-Linux


Este comando tornará o arquivo scid_vs_pc-4.22-Linux executável. Pode ser necessário alterar o nome do arquivo, dependendo da versão que você baixou. Jogue Xadrez no Linux




Agora que você instalou o software de xadrez no Linux, está pronto para jogar xadrez no Linux. Existem muitas maneiras de jogar xadrez no Linux, dependendo de suas preferências e objetivos. Você pode jogar xadrez contra o computador, jogar xadrez online ou jogar xadrez por SSH. Vamos ver como fazer cada um desses métodos.


Jogue Xadrez Contra o Computador




Jogar xadrez contra o computador é uma ótima maneira de praticar suas habilidades, testar suas ideias ou apenas se divertir. Você pode jogar xadrez contra o computador usando qualquer um dos frontends de xadrez que você instalou, como PyChess, chs ou XBoard. Você também pode usar qualquer um dos mecanismos de xadrez que instalou, como Stockfish, Gull ou Crafty.


Para jogar xadrez contra Stockfish usando chs, você precisa abrir um terminal e digitar o seguinte comando:


caps


Este comando iniciará chs e iniciará um novo jogo com Stockfish como oponente. Você pode usar o teclado ou o mouse para fazer seus movimentos. Você também pode usar comandos como /help, /new, /quit, /undo, /setboard, /analyze, /hint, /eval, /book e mais para controlar o jogo e a engine. Você também pode ajustar o nível de dificuldade e outras configurações do Stockfish usando o comando /setoption. Por exemplo, para definir o nível de habilidade para 10 (de 20), você pode digitar: /setoption name Nível de habilidade valor 10


Para jogar xadrez contra o Stockfish usando o PyChess, você precisa abrir o PyChess no menu ou no terminal e selecionar Novo jogo no menu Arquivo. Você pode escolher Stockfish como oponente e ajustar o nível de dificuldade e outras configurações. Você pode usar o mouse para fazer seus movimentos e usar os botões e menus para controlar o jogo e o mecanismo. Para jogar xadrez contra o Stockfish usando o XBoard, você precisa abrir o XBoard no menu ou no terminal e selecionar Novo Jogo no menu Arquivo. Você pode escolher Stockfish como oponente e ajustar o nível de dificuldade e outras configurações. Você pode usar o mouse para fazer seus movimentos e usar os botões e menus para controlar o jogo e o mecanismo. Jogue Xadrez Online




Jogar xadrez online é uma ótima maneira de conhecer e desafiar outros jogadores de todo o mundo ou ingressar em uma comunidade de entusiastas do xadrez. Você pode jogar xadrez online usando qualquer um dos frontends de xadrez que você instalou, como PyChess, chs ou XBoard. Você também pode usar qualquer um dos mecanismos de xadrez que instalou, como Stockfish, Gull ou Crafty. Para jogar xadrez online usando FICS (Free Internet Chess Server), você precisa registrar uma conta gratuita em seu site. O FICS é um dos maiores e mais antigos servidores de xadrez online, com milhares de jogadores online a qualquer momento. Você pode jogar jogos classificados ou não classificados, participar de torneios, conversar com outros jogadores, assistir a jogos e muito mais. Para jogar xadrez online usando FICS com chs, você precisa abrir um terminal e digitar o seguinte comando: chs --fics


Este comando iniciará chs e se conectará ao FICS. Você será solicitado a inserir seu nome de usuário e senha. Você pode usar comandos como /help, /seek, /match, /accept, /decline, /observe, /tell, /shout, /kibitz, /whisper e outros para interagir com o FICS. Você também pode usar comandos como /seengine ou /setoption para usar um mecanismo de xadrez para análise ou assistência.Para jogar xadrez online usando o FICS com PyChess, você precisa abrir o PyChess no menu ou no terminal e selecionar Internet Chess no menu Arquivo. Você pode então escolher FICS como o servidor e inserir seu nome de usuário e senha. Você pode usar as guias e menus para interagir com o FICS. Você também pode usar botões como Analisar ou Dica para usar um mecanismo de xadrez para análise ou assistência. Para jogar xadrez online usando o FICS com XBoard, você precisa abrir o XBoard no menu ou no terminal e selecionar Internet Chess Server no menu Arquivo. Você pode então escolher FICS como o servidor e inserir seu nome de usuário e senha. Você pode usar os botões e menus para interagir com o FICS. Você também pode usar botões como Analisar ou Dica para usar um mecanismo de xadrez para análise ou assistência. Para jogar xadrez online usando outros sites, como chess.com, lichess.org ou chess24.com, você não precisa instalar nenhum software no Linux. Você só precisa usar um navegador da web, como Firefox ou Chrome, e visitar o site de sua escolha. Você pode registrar uma conta gratuita ou jogar como convidado e aproveitar os recursos e jogos que o site oferece. Você também pode usar extensões ou plug-ins para aprimorar sua experiência de xadrez online, como usar um mecanismo de xadrez para análise ou assistência. Jogue xadrez por SSH




Jogar xadrez por SSH (Secure Shell) é uma maneira de jogar xadrez com outro jogador em uma máquina Linux remota usando chs. SSH é um protocolo que permite acessar e controlar com segurança um computador remoto em uma rede. chs é um frontend de xadrez baseado em terminal que suporta o modo SSH. Para jogar xadrez por SSH com chs, você precisa ter chs instalado em suas máquinas Linux locais e remotas. Você também precisa ter acesso SSH à máquina Linux remota e saber seu endereço IP ou nome de host e o nome de usuário e a senha do usuário com quem deseja jogar. Para jogar xadrez por SSH com chs, você precisa abrir dois terminais em sua máquina Linux local.Em um terminal, você precisa digitar o seguinte comando: chs --ssh


Este comando iniciará o chs no modo SSH e aguardará uma conexão de entrada da máquina Linux remota. No outro terminal, você precisa digitar o seguinte comando: ssh usuário@host -t 'chs --ssh'


Este comando se conectará à máquina Linux remota usando SSH e iniciará chs no modo SSH. Você precisa substituir user pelo nome de usuário do usuário com quem deseja jogar e host pelo endereço IP ou nome do host da máquina Linux remota. Você também pode precisar inserir sua senha para autenticação SSH. Assim que ambos os terminais estiverem conectados, você pode começar a jogar xadrez com chs por SSH. Você pode usar o teclado ou o mouse para fazer seus movimentos. Você também pode usar comandos como /help, /new, /quit, /undo, /setboard, /analyze, /hint, /eval, /book e mais para controlar o jogo e a engine. Você também pode ajustar o nível de dificuldade e outras configurações do mecanismo usando o comando /setoption. Jogar xadrez por SSH com chs é uma maneira divertida e simples de jogar xadrez com outro jogador em uma máquina Linux remota, sem usar nenhuma interface gráfica ou servidor online. Dicas e Benefícios de Jogar Xadrez no Linux




Jogar xadrez no Linux não é apenas possível, mas também agradável e recompensador. Existem muitas dicas e benefícios de jogar xadrez no Linux, que resumirei nesta seção.


Dicas para melhorar suas habilidades de xadrez no Linux




Se você deseja melhorar suas habilidades de xadrez no Linux, aqui estão algumas dicas que você pode seguir:



  • Use ferramentas de análise: você pode usar mecanismos de xadrez, interfaces de xadrez e bancos de dados de xadrez para analisar seus jogos, encontrar seus erros e aprender com eles. Você também pode usar essas ferramentas para estudar jogos de outros jogadores, especialmente grandes mestres e campeões mundiais, e aprender com seus movimentos e estratégias.



  • Aberturas de estudo: você pode usar livros de abertura, interfaces de xadrez e bancos de dados de xadrez para estudar aberturas de xadrez, aprender as principais linhas e variações e entender as ideias e princípios por trás delas. Você também pode usar essas ferramentas para praticar suas aberturas contra o computador ou oponentes online e testar seus conhecimentos e habilidades.



  • Resolva quebra-cabeças: você pode usar livros de quebra-cabeças, interfaces de xadrez e sites de xadrez para resolver quebra-cabeças de xadrez, como xeque-mate, táticas, jogos finais e muito mais. Resolver quebra-cabeças pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de cálculo, visualização, reconhecimento de padrões e resolução de problemas.



  • Jogue contra oponentes mais fortes: você pode usar mecanismos de xadrez, front-ends de xadrez e sites de xadrez para jogar contra oponentes mais fortes, como jogadores de classificação mais alta ou programas de computador. Jogar contra adversários mais fortes pode ajudá-lo a se desafiar, aprender com suas derrotas e melhorar sua confiança e resiliência.



Benefícios de jogar xadrez no Linux




Se você joga xadrez no Linux, pode desfrutar de muitos benefícios, como:



  • Ter mais opções de controle e personalização: você pode escolher entre uma variedade de softwares de xadrez para Linux e personalizá-los ao seu gosto. Você também pode modificar ou criar seu próprio software se tiver as habilidades e o interesse. Você também pode controlar o desempenho e a segurança do seu sistema usando o Linux.



  • Economizando dinheiro e recursos: você pode jogar xadrez no Linux sem gastar dinheiro em software ou hardware. A maior parte do software de xadrez para Linux é software livre e de código aberto, o que significa que você não precisa pagar por licenças ou assinaturas. Você também pode executar o Linux em dispositivos mais antigos ou de baixo custo, o que significa que você não precisa comprar dispositivos novos ou caros.



  • Suporte a software de código aberto: você pode jogar xadrez no Linux enquanto apoia o movimento de software de código aberto, que promove colaboração, inovação, liberdade e transparência.Você também pode contribuir para o desenvolvimento e melhoria do software de xadrez para Linux relatando bugs, sugerindo recursos, doando dinheiro ou tempo ou escrevendo código.



  • Divirta-se: você pode jogar xadrez no Linux enquanto se diverte com um jogo fascinante que pode melhorar suas habilidades mentais, como lógica, memória, concentração e criatividade. Você também pode se divertir com os diferentes softwares e modos que o Linux oferece e explorar as possibilidades e desafios que eles apresentam.



Jogar xadrez no Linux é uma atividade gratificante e agradável que pode enriquecer sua vida e sua mente. Espero que este artigo tenha ajudado você a aprender como baixar software de xadrez para Linux, como instalá-lo, como jogá-lo e algumas dicas e benefícios de jogar xadrez no Linux. Se você tiver quaisquer perguntas ou comentários, não hesite em contactar-me. Obrigado por ler e feliz jogo de xadrez!


Conclusão




Neste artigo, mostrei como baixar um software de xadrez para Linux, como instalá-lo, como jogá-lo e algumas dicas e benefícios de jogar xadrez no Linux. Eu abordei os seguintes tópicos:



  • O que são mecanismos de xadrez, interfaces de xadrez e bancos de dados de xadrez e gerenciadores de torneios, e quais são alguns dos mais populares e fortes para Linux.



  • Como instalar o software de xadrez no Linux usando o gerenciador de pacotes ou baixando o arquivo binário.



  • Como jogar xadrez no Linux usando diferentes softwares e modos, como jogar contra o computador, jogar online ou jogar por SSH.



  • Quais são algumas dicas para melhorar suas habilidades de xadrez no Linux, como usar ferramentas de análise, estudar aberturas, resolver quebra-cabeças e jogar contra oponentes mais fortes.



  • Quais são alguns benefícios de jogar xadrez no Linux, como ter mais opções de controle e personalização, economizar dinheiro e recursos, oferecer suporte a software de código aberto e se divertir.



Espero que você tenha gostado deste artigo e aprendido algo novo. Se você quiser aprender mais sobre xadrez ou Linux, pode conferir os seguintes recursos:



  • [O site oficial do Stockfish]



  • [O site oficial do CHS]



[O site oficial do SCID vs PC](


[O site oficial do FICS](


[O site oficial do Linux](


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre jogar xadrez no Linux:


P: Posso jogar xadrez no Linux sem instalar nenhum software?




R: Sim, você pode jogar xadrez no Linux sem instalar nenhum software usando um navegador da web. Você pode visitar qualquer um dos sites de xadrez online, como chess.com, lichess.org ou chess24.com, e jogar xadrez lá. Você também pode usar extensões ou plugins para aprimorar sua experiência de xadrez online.


P: Posso usar outros mecanismos de xadrez ou interfaces além dos mencionados neste artigo?




R: Sim, você pode usar outros mecanismos de xadrez ou frontends além dos mencionados neste artigo. Existem muitas outras opções disponíveis para software de xadrez no Linux, mas escolhi as que considero mais populares e fáceis de usar. Você pode procurar por outros mecanismos de xadrez ou frontends na internet ou no repositório de sua distribuição Linux.


P: Como posso atualizar ou desinstalar o software de xadrez que instalei no Linux?




R: Para atualizar ou desinstalar o software de xadrez que você instalou no Linux, você pode usar o gerenciador de pacotes ou o terminal. Para atualizar o software usando o gerenciador de pacotes, você precisa abrir um terminal e digitar o seguinte comando:


sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade


Este comando atualizará todos os pacotes de software que você instalou do repositório de sua distribuição Linux. Pode ser necessário inserir sua senha e confirmar a atualização. Se você usar um gerenciador de pacotes diferente do apt-get, pode ser necessário ajustar o comando de acordo.


Para desinstalar o software usando o gerenciador de pacotes, você precisa abrir um terminal e digitar o seguinte comando:


sudo apt-get remove stockfish chs scid


Este comando irá desinstalar Stockfish, chs e SCID vs PC do seu sistema. Pode ser necessário inserir sua senha e confirmar a desinstalação. Se você usar um gerenciador de pacotes diferente do apt-get, pode ser necessário ajustar o comando de acordo.


Para atualizar ou desinstalar o software usando o terminal, você precisa ir até a pasta onde baixou ou extraiu o arquivo binário do software e digite o seguinte comando:


./stockfish_14_linux_x64_bmi2 atualização


Este comando atualizará o Stockfish para a versão mais recente. Pode ser necessário alterar o nome do arquivo, dependendo da versão que você baixou.


rm stockfish_14_linux_x64_bmi2


Este comando excluirá o Stockfish do seu sistema. Pode ser necessário alterar o nome do arquivo, dependendo da versão que você baixou.


Você pode usar comandos semelhantes para atualizar ou desinstalar outro software instalado usando o terminal.


P: Como posso jogar xadrez com um amigo no Linux?




R: Existem várias maneiras de jogar xadrez com um amigo no Linux, dependendo de suas preferências e objetivos. Você pode jogar xadrez com um amigo no Linux usando qualquer um dos seguintes métodos:



  • Jogar xadrez online: Você pode jogar xadrez online com um amigo usando qualquer um dos sites de xadrez online, como chess.com, lichess.org ou chess24.com. Você também pode usar qualquer um dos frontends de xadrez instalados, como PyChess, chs ou XBoard, e conectar-se a um servidor de xadrez online, como o FICS. Você pode desafiar seu amigo para um jogo ou entrar em um jogo que seu amigo criou.



  • Jogar xadrez por SSH: Você pode jogar xadrez por SSH com um amigo usando chs. Você precisa ter o chs instalado em suas máquinas Linux locais e remotas. Você também precisa ter acesso SSH à máquina Linux remota e saber seu endereço IP ou nome de host e o nome de usuário e a senha de seu amigo. Você pode então usar os comandos que expliquei na seção anterior para jogar xadrez por SSH com chs.



  • Jogar xadrez pela LAN: Você pode jogar xadrez pela LAN (rede local) com um amigo usando qualquer um dos frontends de xadrez que você instalou, como PyChess, chs ou XBoard. Você precisa ter suas máquinas Linux locais e remotas conectadas à mesma rede. Você também precisa saber o endereço IP ou nome do host da máquina do seu amigo. Você pode então usar qualquer um dos frontends de xadrez que você instalou para criar ou entrar em um jogo pela LAN.



P: Como posso aprender mais sobre xadrez ou Linux?




R: Se você quiser aprender mais sobre xadrez ou Linux, há muitos recursos disponíveis para você. Você pode conferir alguns dos seguintes recursos:



  • [O site oficial do Stockfish]



  • [O site oficial do CHS]



[O site oficial do SCID vs PC](


[O site oficial do FICS](


[O site oficial do Linux](


[Chess.com: Aprenda Xadrez](


[Lichess.org: Aprenda](


[Chess24.com: Aprenda Xadrez](


[Linux.com: Aprenda](


[Linux Academy: Aprenda Linux](


0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Idioms: Expressions with figurative meanings

O que são idiomas e por que são importantes? Idiomlar são expressões que têm um significado diferente dos significados literais de suas palavras. Por exemplo, quando alguém diz "derrame o feijão", não

bottom of page